Imagem
1

Alergia a Esmaltes

alergia-esmalte-duvidas-am

Olá Garotas, hoje vim compartilhar com vocês um assunto que me deixa muito triste, alergia de esmaltes. Mas o que é isso?

Eu sou alérgica a muitas coisas, porém de uns meses para cá vem surgindo várias manchas em todo o meu rosto. É um tipo de descamação na região das pálpebras do olhos, uma manchinha vermelha que coçava muito e descamava. Porém, com o passar do tempo, começaram a surgir em volta do olho, o que me deixou muito preocupada. Porque além de ficar feio, meu olho começava a se fechar e ficar menor do que o normal. Além disso, começaram a surgir bolinhas vermelha nos lábios. Mas devido a correria do dia e por não saber da gravidade da situação, não procurei um dermatologista. Resultado: estava parecendo o Frankenstein , toda perebenta e feia.

Procurei a uns dias atrás um Dermatologista, e de cara ele já olhou para as manchas e disse:

Alergia a esmalte!

Eu comecei a rir, pensando ser uma brincadeira. Mas ele tornou a dizer que eu tinha uma reação inflamatória, ou melhor, Dermatite de Contato. Explicou que ao coçar, passar a mão sobre o rosto, ocasionava uma reação inflamatória, originando essas manchas. Ele olhou bem pra mim e disse:

Quando chegar em casa, tire todo o esmalte das unhas e comece o tratamento aplicando a pomada prescrita. Nada de cosméticos no rosto, nem maquiagem, nem protetor solar…NADA!

Meu mundo caiu! Afinal, eu, que sou viciada em pó, base, rímel. Como ficaria sem esses itens “essenciais”?  Imagina, NUNCA mais poder pintar as unhas? O tratamento que irá resolver seu problema é se afastar da substancia causadora.

coceira

Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, que está presente na resina do esmalte e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto, o tolueno, que é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e a mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolado.
O nome que se dá a esta alergia é Dermatite de contato ou Eczema de contato. Os principais sintomas da alergia a esmalte de unha são inchaço nas pálpebras, vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos.
2
No meu caso, meu olho tem várias manchas que chega a ficar menor do que o normal. No começo, as manchas foram apenas nos olhos, porém começaram a surgir pelo rosto, só que menores. E posteriormente, começaram a surgir bolinhas da região dos lábios. Felizmente, a pomada que o Dermatologista me receitou esta surtindo efeito. A maquiagem pode fazer, ou não, parte da alergia. Por isso, que durante o tratamento não se deve usá-la.  Veja uma foto da região do meu olho que esta com a Dermatite de Contato:
34
Então fica a dica para as mulheres que possivelmente possam apresentar a mesma patologia: o olho tá com alguma mancha vermelha ou esbranquiçada persistente? Uma manchinha que descama? As pálpebras ficam vermelhas e inchadas? Surgiram bolinhas perto da boca mesmo sem ter histórico de herpes? Procure seu dermatologista, pode ser alergia a esmalte.
Beijos
Um comentário sobre “Alergia a Esmaltes

  1. Minha irmã também tem essa alergia, mas a dela ficava bem pior os olhos dela inchavam tanto que chegavam a fechar, tadinha.
    Mas depois que ela foi ao medico e descobriu, parou com acetonas, agora só removedores que não contenham acetona e tolueno e apenas esmalte hipoalergênicos. Eles são um pouquinho mais caros mas não dão nenhum tipo de reação alérgica nela, espero que você também possa usá-los .
    Melhoras!! 🙂

    Beijo
    https://www.facebook.com/chamedoquevcquiser

Deixe seu comentário !

